domingo, 5 de abril de 2015

Transgressividade #5: Vase de Noces (1974)

Capa de Vase de Noces
Dirigido por Thierry Zéno, esse peculiar filme belga trata de um tema pouco abordado no mundo do cinema: a zoofilia. Mas não é apenas isso que o filme tenciona passar. Por trás de toda atmosfera bestial, há uma mensagem escondida.

Contendo uma belíssima trilha-sonora e com ausência de diálogos, Vase de Noces acaba por ser um filme muito interpretativo. O personagem interpretado por Dominique Gamy também não ajuda. Cabe ao telespectador estar atento aos acontecimentos da tela.

No início do filme, o personagem de Dominique Gamy aparece com um pássaro na mão, tentando colocar na cabeça da ave uma cabeça de boneca. Com a tentativa falha, ele liberta o pássaro.

O enredo inteiro gira em torno do relacionamento do homem com a porca. Mas o interessante no filme é a forma como a situação vem se formando. 

No convívio social humano, os relacionamentos são compostos por todo um processo de conhecimento e reciprocidade. Isso também é perceptível na forma como o homem trata a porca. Apesar de em algumas cenas ele aparecer nu por detrás da porca, em nenhum momento ele aplica o ato da penetração. Ele espera, pacientemente, até que a porca esteja preparada para isso. Pode ser uma analogia longínqua, mas não se pode dizer que esta seja errônea.

Cena do coito entre o homem e a porca.
Um misto de romance e prazer.
Até que o momento chega. Em um belo dia, os dois praticam o tão desejado (pelo homem) coito. A cena não é tão chocante quanto se pode imaginar. O carinho com que o homem trata o suíno torna toda a atmosfera presente na cena, de certa forma, até romântica. Após o coito, os descendentes nascem e a prole do curioso casal é formada.

Não julgarei a procedência de tal ato, pois não tenho conhecimento suficiente de medicina veterinária para afirmar se existe realmente a possibilidade de descendência em uma relação entre humanos e suínos. 

Deixo aqui apenas uma observação: em um dos episódios do seriado House, o médico diagnóstico Gregory House usa um suíno para drenar o sangue do seu paciente (e essa prática é realmente factível). Se o tipo sanguíneo de ambas espécies tem tamanha proximidade, não seria, ao menos provável, a fusão dos genes?

Mas... voltando ao filme. A partir do nascimento dos filhotes de híbridos, o homem passa a tentar "educá-los", tenta dar a eles uma natureza mais humana. Isso se torna notório na cena em que o homem coloca os três filhotes em cima da mesa, cada um em frente a uma tigela com leite. Porém, o que ocorre é que os três sempre tentam tomar o leite da mesma tigela (remetendo à mãe, fonte de onde os três conseguem se alimentar).

Sem conseguir obter sucesso nesse processo de educação, o homem enforca os filhotes e os coloca em três potes de vidro. Pouco mais a frente, a mãe se depara com a imagem de seus filhotes mortos e se suicida. Essa cena é bastante tocante, o desespero da mãe porca quando se depara com seus descendentes mortos é agoniante.  O grunhido/ronco dela é aterrador.

Quando a porca morre, o homem decide enterrá-la. Ele abre um buraco no chão e se deita ao lado da porca e começa a arrastar a terra para cobri-los. Porém, passado-se um tempo após estarem cobertos de terra, o homem se ergue e sai dali. Ele corre, nu, em direção a sua casa. Lá, ele vai de encontro aos seus filhotes mortos, como a expressar seu arrependimento.

O homem, aparentemente arrependido de ter matado os filhotes.
Logo após isso, ele pega o recipiente onde fazia suas necessidades fisiológicas e começa a degustá-las. Numa estratégia curiosa, ele ferve as fezes. Até mesmo as molha na sua urina, como se estivesse molhando-as em algum tipo de molho. Logo após essa sucessão de acontecimentos, ele se suicida. Sobe em uma escada e se enforca. E aqui o filme termina.

Vase de Noces é um filme de romance de gosto peculiar. Para os admiradores da cena underground, é uma ótima pedida. Gravado em preto e branco, com apenas um ator e uma mente singular por trás da realização, esse filme deixa marcado o seu nome na cena underground.

____________________________________________________________________________

Curiosidades:

1. O conceito do filme foi moldado a partir do quadro Pornocrates, de Félicien Rops. Pintor, litógrafo, gravurista e desenhista belga que abordava temas como sexo, morte e satanismo.
2. Há um acontecimento no filme de pouca relevância no enredo, mas curioso pelo fato de não ter um significado. Diariamente, o homem toca um sino. Mas não fica claro o porquê disso.
3. Vase de Noces é conhecido por vários nomes, inclusive The Pig Fucking Movie, que acabou por se tornar um subtítulo oficial em inglês do filme. Entretanto, o filme também é conhecido por Wedding Through (título oficial em inglês) e One Man and His Pig (título não-oficial).
4. A tradução do título original - Vase de Noces - para o português, significa "Vaso de Casamento", enquanto o título em inglês se traduz como "Através do Casamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário